Cientistas siberianos desenvolvem vidro líquido contra incêndio

Testes em quatro tipos de incêndios provocados para experiências comprovaram maior eficiência do novo método

Cientistas de Tomsk Criam Vidro Líquido Contra Incêndio
Além de poder controlar incêndios em florestas, por não ser prejudicial ao meio ambiente, os cientistas garantem que a fórmula com vidro pode ser utilizada também em extintores

 

Os cientistas da cidade siberiana de Tomsk propõem extinguir os incêndios utilizando vidro. Já realizaram, inclusive, testes com o material junto com técnicos do Ministério para Situações de Emergência e Defesa Civil.

Vassili Lotov, professor do Instituto de Física de Tecnologia de Ponta da Universidade Politécnica de Tomsk, explica como funciona o método: “O novo meio de extinção de incêndios consiste na transformação do vidro em solução aquosa, criando a chamada cola de papel ou cola silicosa. Quando essa solução cai no foco de combustão, inicialmente a água evapora e então ocorre uma queda de temperatura na área de incêndio. Em seguida, o vidro líquido, que já tinha perdido a água, transforma-se em película que encobre a superfície de combustão. Depois, ocorre uma nova transformação e surge uma camada de espuma, não inflamável, que controla as chamas.”

Segundo o Professor Lotov, os testes foram aplicados com êxito em quatro incêndios especialmente provocados para as experiências: uma casa de madeira, pneus de carros, assadeiras com líquido inflamável e vegetação. Duas equipes participaram das experiências: uma usou o método tradicional, de água e espuma, e a outra, o vidro modificado. A equipe que usou o vidro controlou os incêndios em menos tempo e com maior eficiência.

Ainda de acordo com o Professor Vassili Lotov, o vidro silicoso não é prejudicial ao meio ambiente. Os cientistas garantem que a nova fórmula pode ser utilizada também nos extintores de incêndio utilizados pelos bombeiros.

 

Fonte Diário da Rússia