Confira alguns sofisticados projetos de box de vidro para banho e as novidades do mercado
Por muito tempo renegados a segundo plano em projetos de interiores, os banheiros e suas áreas de banho ganharam notoriedade e cada vez mais vão sendo especificados com produtos e materiais sofisticados, como por exemplo, os boxes em vidro temperado, que ganharam novos designs e acabamentos.
Para sua correta especificação, detalhes como a composição mais adequada (quantidade de folhas fixas e móveis), tipo de vidro (transparente, colorido ou opaco) e as ferragens e acabamentos mais apropriados, devem ser levados em consideração pelo arquiteto ou designer do projeto.
Composto por duas peças fixas e duas de correr, em vidro incolor temperado 8mm (0,70 x 2,80 m cada uma), este projeto de box para banheiro isola por completo a área molhada, que antes da reforma era uma varanda. Pastilhas de vidro (Vidrotil) revestem piso e paredes.
O box teve os trilhos de alumínio chumbados no piso e no teto, onde ficam embutidos no gesso.
Neste box fabricado pela Americanbox (temperadora paulista), que na verdade funciona como um para-ducha, os círculos transparentes no vidro serigrafado de 10 mm (1,50 x 2 m) lembram escotilhas. Revestimento de pastilhas, delimita o boxe de 1,50 x 1,50 m.
O para-ducha é fixado no piso por um perfil de alumínio e, no alto, duas barras de aço inox prendem a peça paralelamente à parede.
No banheiro assinado pelas arquitetas paulistas Luciana Correa e Elaine Delegredo, foi especificado um sistema de box deslizante com roldanas aparentes, composto por duas peças fixas e uma móvel no centro. Os três vidros são temperados de 10 mm com 0,90 x 1,90 m (Palácio dos Cristais)
O sistema de box inox com roldanas aparentes deixa a porta mais leve do que o de trilho padrão, afirma Luciana Correa, arquiteta paulista que executou o projeto junto com a sócia Elaine Delegredo.
Uma folha fixa e uma móvel (2,10 x 2,80 m no total) compõem o box deste espaço criado pela arquiteta paulista Paula Carvalho. O vidro temperado, com 10 mm de espessura, ultrapassa a altura da barra de fixação e quase alcança o teto. "Além do efeito estético, o recurso deixa uma folga maior na borda da furação, o que traz mais segurança", afirma Paula.
O box deslizante Hip Zac, da Belcom Solutions, também possui uma segunda trava abaixo da roldana, que a impede de descarrilar.
Neste projeto de banheiro o box espelhado funciona da seguinte maneira: quem está no banho enxerga o restante do banheiro através do vidro. Se o ponto de vista é o lado de fora, vê-se apenas um espelho nas portas do boxe. O truque dá privacidade e amplitude ao projeto do arquiteto gaúcho Luiz Sentinger para a Casa Cor São Paulo 2011 - mas, para garantir esse efeito, o Box espelhado (Guardian, 6 mm) precisa estar na porção menos iluminada do ambiente.
A folha móvel (0,90 x 2,20 m) e a folha fixa ( 2,30 x 2,20 m) são sustentadas pelo badalado kit deslizante da ideia Glass.
Fonte: casa.abril