Um fenômeno ótico capaz de revolucionar a tecnologia fotônica, resumem os pesquisadores, que conseguiram desviar o plano da luz em um espelho plano
Explorando uma nova técnica chamada de “phase discontinuity”, ou descontinuidade de fase, em uma tradução livre, pesquisadores de engenharia e ciências aplicadas da Universidade de Harvard (SEAS), construíram um espelho plano capaz de refletir os raios de luz de forma curva.
A descoberta, publicada na Science, levou a uma reformulação das leis matemáticas que determinam o percurso de um raio de luz refletido em uma superfície ou viajando de um meio para outro, como por exemplo, do ar para o vidro. Nestas leis nós aprendemos que a luz viaja em velocidades diferentes através de diferentes meios. E que a reflexão e a refração ocorrem sempre que a luz encontra um material em ângulo e assim mudando sua direção.
“Nós criamos os efeitos de um espelho de parque de diversões em uma superfície plana”, explica Frederico Capasso, um dos responsáveis pelo estudo, que ainda contou com a participação de Robert L. Wallace, Professor de Física Aplicada e Vinton Hayes, pesquisador em engenharia elétrica da SEAS. “Nossa descoberta traz a óptica para um novo território e abre a porta para um grande desenvolvimento na tecnologia fotônica.”
Esta nova tecnologia de tratamento de luz funciona da seguinte maneira: sobre uma superfície plana de silício é aplicado um padrão de linhas delicadas de ouro, e os elementos do padrão são menores do que os comprimentos da onda de luz.
Estas linhas funcionam como antenas ressonadoras que geram reflexos de diferentes tamanhos em varias partes da superfície, o que gera uma imagem de gradiente suave.
Este espelho é similar a um espelho distorcido típico de parques de diversão, porém ele é plano. Ele comprime e estica o reflexo em várias partes da imagem. Este método pode ser utilizado em diferentes partes do espelho. Eles assumiram que a superfície entre dois meios diferentes, com índice de refração (vidro/ar ou ar/água), é simplesmente um conceito geométrico.
O que acontece é devido a nanodimensão do metal que compõem o espelho, o que por um breve momento atrasa sutilmente a onda eletromagnética. Os pesquisadores de Havard argumentam que a técnica de descontinuidade de fase pode ser utilizada para criar uma lente plana que focaliza a luz sem distorções.
Fonte: Jornal Ciência