Antiga fábrica de canhões na Lituânia se transforma em residência caracterizada por ampla fachada em vidro com esquadrias escuras
Projetada pelo escritório lituano de arquitetura Natkevičius, esta notável residência próxima a Vilnius, na Lituânia, foi construída em um parque onde na Idade Média funcionava uma antiga fábrica de fundição de canhões.
Durante o processo de concepção da ideia, os arquitetos optaram por preservar parte dos traços arquitetônicos da construção, definida por velhas paredes de tijolos amarelos, além de porão e sótão.
O trabalho minucioso de restauração e limpeza do reboco, foi complementado por uma sofisticada estrutura negra e envidraçada que envolve todo o exterior da casa.
Esta mistura da transparência do vidro com esquadrias escuras, acabou por proporcionar um tom sofisticado ao espaço, que ainda recebeu em seus interiores elementos naturais, suavizando sua decoração.
A casa foi projetada para um casal colecionador de livros com dois filhos. Desta forma, o antigo porão deu lugar à uma biblioteca e o sótão à suíte do casal. No piso térreo há uma sala de estar, cozinha, sala de jantar e os quartos das crianças.
Sob a fachada de vidro foram acondicionadas uma sala de banho turco (espécie de sauna a vapor) com salas de descanso, uma garagem para dois carros e uma ampla vista do Parque Regional Pavilniai.