Projeto do Solaris Concept Car, além de focar no uso de energia solar, almejou um projeto viável para uso em alguns anos
Focada em um futuro próximo, onde o uso de energias limpas e renováveis em veículos serão um requisito básico, a Mazda, em parceria com o The Aurora Vehicle Association, elegeu como vencedor do concurso Aurora Survivor 2050 o modelo desenvolvido pelo designer Ali Jafari: o Solaris Concept Car.
O carro, que lembra o visual do utilizado por Luke Skywalker em Tatooine (Star Wars), é resultado de um projeto iniciado pela equipe da Aurora em 2010, na qual, além de focar no uso e conversão de energia solar em elétrica, almejou um projeto pragmático e viável para uso em alguns anos, bastante diferente do que normalmente ocorre no universo dos conceitos.
A concepção do Solaris advém da parceria entre a equipe do Aurora e estudantes do curso de design da Universidade de Monash, e o resultado é um carro com estética futurista e otimizada para a captação de energia solar. Sua superfície também é usada para a absorção, podendo-se ser levantada e colocada em melhores posições para a captação.
O Solaris é capaz de atingir a velocidade de 150 Km/h, em seu projeto inicial havia a intenção de alocação de até quatro passageiros, o que prejudicou o rendimento do veículo, em termos de velocidade e área útil de exposição solar, fazendo com que os pesquisadores decidissem, até o momento, colocar apenas um assento.
Mesmo com essa temporária limitação no projeto, os envolvidos nas pesquisas do Aurora Solaris Car pretendem expô-lo na World Solar Challenge de 2013, evento em que cientistas de todo o mundo se reúnem para mostrar seus inventos movidos a energia solar.
Se você se interessou pelo projeto e não gostaria de esperar até 2013 para vê-lo ao vivo, é possível saber onde o carro estará nas atualizações do site oficial do Aurora Team. E caso você tenha sugestões sobre design e tecnologia que poderiam ser empregadas no Aurora Solaris, a equipe do Aurora Team está aberta a sugestões, que podem ser enviadas pelo mesmo site.
Fonte: techtudo