Sucesso na década de 60, artesãos e designers cada vez mais exploram os aspectos positivos da fibra de vidro em móveis e objetos em linhas orgânicas e ousadas
Decoração high-tech em preto e branco. Sem muitas cores e abusando da fibra de vidro o projeto ganhou ares futuristas
A história das fibras de vidro começa em 1836, quando foi patenteado na Europa um método de tecer vidro maleável. Em 1839 foi apresentada pela primeira vez em uma exposição industrial, e por volta de 1840 começou a ser comercializada.
Você pode ouvir o nome fibra de vidro ou a expressão fiberglass, ambos se referem a esse material fibroso que é originado de uma antiga técnica de fazer fluir vidro fundido ( no estado líquido) por buracos muito finos, daí surgem vários tipos de filamentos de vidro com diâmetros variados, este material ao solidificar-se tem suficiente flexibilidade para ser usado como fibra.
O nome fibra de vidro pode tanto referir-se à própria fibra como ao material compósito produzido por elas, o polímero reforçado com fibra de vidro, que é popularmente conhecido por fibra de vidro.
Esse material é obtido através da aglomeração de finíssimos filamentos de fibra de vidro com uma resina específica, em seguida aplica-se uma substância catalisadora de polimerização. Tendo como resultado um composto popularmente conhecido como fibra de vidro, mas na verdade o nome correto é PRFV, ou seja, Polímero Reforçado com Fibra de Vidro.
Suas principais propriedades são: bom isolamento térmico, antiácido, suporta altas temperaturas, baixa densidade, dentre outras. Estas propriedades e o baixo preço de suas matérias-primas, lhe dão popularidade para muitas aplicações industriais.
As características desse material permitem que a Fibra de Vidro seja moldável com a simples habilidade artesã, e seu senso criativo, que costuma ser suficiente para a construção de peças para diversas áreas de atuação, como indústrias, utilidades, construção civil, automóveis, veículos, movelaria, acessórios para piscina e jardim, e principalmente a decoração.
O material vem aos poucos conquistando espaço na decoração e se adequando à tendência de móveis em linhas orgânicas, com formas inusitadas e acima de tudo modernos. Devido sua versatilidade de uso, a fibra costuma ser um excelente elemento para construir esculturas, determinados acabamentos e acessórios que enriquecem o visual dos elementos.
Feito pelo designer búlgaro Jovo Bozhinovski, este apartamento de 110 metros quadrados foi projetado para criar uma atmosfera futurista, sem cores e materiais quentes. Os principais materiais usados no projeto são: fibra de vidro, MDF lacado, vidro e metalO contraste minimalista específico do preto e branco, criou um ambiente high-tech. Todo o mobiliário deste apartamento foi especialmente projetado pelo arquiteto em fibra de vidro: sofá, mesas, cadeiras... Trazendo muito requinte e conforto ao projetoA Heaven Spa traz ao mercado novas tecnologias e design em boxes, Spas e banheiras de fibra de vidroSão diversas as aplicações inspiradoras para boxes, spas e banheiras em fibra de vidroEra 3D em elementos vítreos e cerâmicos invadem Berlim. Pertencente à cadeia de hotéis NH, o Nhow Berlim emerge a partir da união de mentes criativas e aplicação de materiais inovadores. Na recepção os hóspedes são recebidos em um amplo espaço, por uma sensual escultura em fibra de vidro
Mais do que simplesmente um hotel, o nhow berlin é considerado uma referência estética na capital mundial do design, graças à peças com geometria incomum, que se encaixam perfeitamente com as formas sinuosas de móveis em uma combinação explosiva de corHotel Nhow Berlim, por Karim Rashid. Elementos em cerâmica especial e fibra de vidro criam noção de tridimensionalidadeHotel Nhow Berlim, por Karim Rashid. Elementos em cerâmica especial e fibra de vidro criam noção de tridimensionalidadeHotel Nhow Berlim, por Karim Rashid. Elementos em cerâmica especial e fibra de vidro criam noção de tridimensionalidadeO arquiteto Alberto Frias projetou uma cama incomum. Uma peça feita com fibra de vidro, som ambiente e luz agradável que parece ser muito aconcheganteChaiser – Multifuncional em fibra de vidro que pode ser utilizada tanto como uma poltrona, quanto como uma chaise long, para os momentos relaxantes. Peças conceito em fibra de vidro idealizadas pelos designers Bruno Kambara e a Thalita Godoy, do Blog Bubble Design. Cow Parade São Paulo - Famosas esculturas de vacas em fibra de vidro que quebram a formalidade de ruas movimentadasPuff de Fibra de VidroPoltrona em Fibra de VidroCadeira de Fibra de Vidro