Material protagonista do escritório, vidro temperado integra vista e conforma junto à madeira as condicionantes do projeto de interiores
O projeto do estúdio Casa 3 Arquitetura integrou a vista privilegiada da praia de Botafogo e do Pão de Açúcar aos interiores da sede brasileira da National Oilwell Varco, multinacional do setor de óleo e gás. O escritório ocupa metade de uma laje do edifício Rio Sul, concebido nos anos 1970 pelo arquiteto Alexandre Chan. Com fácil acesso ao centro da cidade e ao Aeroporto Santos Dumont, é um dos prédios mais altos do Rio de Janeiro.
O pedido do cliente era preservar ao máximo a vista da paisagem externa e a incidência da luz natural nos interiores. Para tanto, os arquitetos privilegiaram o uso de vidro temperado com oito milímetros de espessura na vedação das salas periféricas e do núcleo do escritório, totalizando, respectivamente, 24 postos de trabalho integrados e 22 estações em ambientes individuais.
Assim, uniram visualmente os domínios interno e externo da edificação, auxiliados pelo sombreamento que o beiral de concreto faz nas fachadas envidraçadas do edifício Rio Sul.
Destaca-se também a harmônica padronização dos revestimentos de paredes e pisos, prevalecendo a madeira freijó no chão, meias paredes e portas pivotantes, e a cor branca nos tetos e trechos de parede acima de portas e janelas.
O resultado é um ambiente bem iluminado e aconchegante, para o que colabora a especificação do mobiliário. “Privilegiamos a madeira e o design brasileiro”, explica a arquiteta Sônia Acciaris, sócia de Ricardo Nunes e Guilherme Calvo no Casa 3.
A fim de garantir o conforto visual, as fachadas foram recobertas internamente com telas solares retráteis do tipo termoscreen (perfuradas), que evitam o ofuscamento sem obstruir a passagem da luz natural.
O sistema colabora para a economia da energia necessária à iluminação artificial do escritório – aliás, individualizada por posto de trabalho. Ou seja, tanto o layout do forro como o acionamento das luminárias fluorescentes estão em sintonia com o posicionamento de cada mesa.
A setorização tem forma de U, estando o corpo principal ocupado pela comprida sala coletiva de trabalho e as laterais menores por oito postos denominados hoteling, destinados aos funcionários em trânsito.
Entre eles, num dos vértices do U, localiza-se o ambiente protagonista dos interiores: uma generosa sala de reuniões e videoconferências, com vista panorâmica do Pão de Açúcar. É o ponto alto da brasilidade pretendida pelo projeto.
Fonte: PROJETODESIGN