Embora necessitem de um investimento maior, simples soluções de revestimento em pastilhas de vidro podem valorizar o ambiente de forma econômica
Resistentes, coloridas e ainda que pequenas, as pastilhas de vidro têm o poder de transformar o visual de um ambiente. Por isso, são as queridinhas da vez. “A pastilha dá um efeito que o azulejo não consegue”, afirma a arquiteta carioca Carla Pontes. Embora o preço seja um pouco salgado, esse acabamento tem se tornado mais acessível. E quem disse que é preciso revestir uma parede inteira? Aposte em detalhes, valorize seu projeto e ainda economize.
Tendência na decoração de banheiros e cozinhas, as pastilhas de vidro transformam esses locais em verdadeiros espaços de inovação e arte, pois são revestimento nobre que agregam mais valor e beleza ao projeto. De acordo com Regina Rossi, designer de interiores, as pastilhas de vidro podem ser usadas tanto em paredes como em pisos, pias de concreto e até mesmo bancadas de banheiros. “Esse tipo de revestimento fica muito bonito também em detalhes de alguns ambientes ou itens, como peças de artesanato e painéis decorativos”, afirma.
Para a arquiteta Vera Dantas, a grande vantagem do material se deve à variedade de cores, que podem ser usadas de forma única com diversos tons, ou numa miscelânea de cores. “Com todas estas possibilidades podemos atender a todos os gostos. O ambiente que tem este material aplicado fica, sem dúvida, moderno, despojado e alegre”, comenta Vera. As pastilhas também podem ser transparentes ou com pigmentos que possibilitam acabamento diferenciado. As combinações em degradê e os mosaicos são muito aplicados em painéis de empresas e em áreas de lazer. No entanto, o custo é bastante elevado. “A maioria das pessoas escolhe cores quentes para o tipo de revestimento. Uma alternativa é escolher as frias, pois apresentam preço pouco melhor”, alerta Regina.
Pastilhas de vidro reciclado
A produção de pastilhas de vidro é uma das alternativas sustentáveis para a destinação do vidro usado. Segundo Vera Dantas, um dos sucessos na Revestir – Feira Internacional de Revestimentos, realizada em março deste ano, em São Paulo, foi o lançamento do Ecoglass, da empresa Gyotoku, que são pastilhas fabricadas a partir do reaproveitamento de vidros quebrados em canteiros de obras. “As pastilhas de vidro reciclado têm a mesma característica que as outras do mercado, tanto de resistência quanto na forma de aplicação, mas com um preço mais convidativo”, ensina Vera.
Diferentemente das pastilhas de cerâmica ou de porcelana, que com o passar do tempo perdem o brilho e a cor, as pastilhas de vidro, recicladas ou não, sempre preservam o aspecto da cor. Outra vantagem é que esse material é muito mais resistente a produtos químicos e possui bom nível de absorção e isolamento térmico, o que dificulta a formação de fissuras. Profissionalismo e qualidade, no entanto, são aspectos indispensáveis na colocação do tipo de revestimento.
Expo Revestir 2011
A Expo Revestir, que aconteceu entre os dias 22 e 25 de março no Transamérica Expo Center em São Paulo, apresentou lançamentos de todos os tipos de revestimentos para pisos e paredes. E claro, as pastilhas de vidro marcaram presença e chamaram a atenção nos estandes, com destaque para as versões opacas e foscas.
Fontes: Reporter Diario / casa.abril