Apelidado de edifício da água, Water Building Resort será capaz de converter ar em água potável com ajuda de energia solar
Com uma combinação única de natureza e tecnologia, o “resort hitech” irá gerar água a partir do ar, com o auxílio da energia solar captada pela sua enorme fachada envidraçada voltada para o sol.
Desenhado e inspirado na forma de uma gota de água, o Water Building Resort, idealizado pelo arquiteto espanhol Orlando de Urrutia, se ergue como exemplo de edifício alinhado aos avanços tecnológicos e sustentáveis, sendo projetado e pensado de forma a criar uma consciência deste bem tão valioso chamado água.
O Water Building Resort contempla espaços dedicados a restaurantes, ginásios, hotel, Spa, congressos e conferências, exposições permanentes e itinerantes, tendo como temática principal assuntos relacionados ao universo da água, do meio ambiente e de tendências em energias renováveis.
O desenho arquitetônico permite integrar as energias renováveis, com a captação e otimização de energia solar. A fachada orientada para o sol, foi especificada com vidro fotovoltaico incolor, capaz de transformar luz solar em eletricidade sem afetar a transparência da construção.
A fachada oposta ao sol, ganhou uma volumetria vazada, permitindo a entrada de ar que é conduzido através dos equipamentos geradores de água potável. O ar ao passar pelo pátio central, aumenta sua velocidade e sai por um gerador de ar, gerando energia elétrica para todos os equipamentos do prédio.
O Water Building Resort é o primeiro edifício do planeta capaz de converter ar em água, a princípio pode parecer ficção, mas graças a tecnologia ” TeexMicron”, incorporada ao edifício, tudo isso se torna realidade.
Sua produção se baseia no processo de condensação da humidade presente no ar. Sua localização em meio ao mar, também favorece uma maior condensação, permitindo aproveitar a evaporação durante o dia e a condesação a noite.
Não obstante, o edifício também irá purificar a água, reaproveitando água da chuva e desalinizando a água do mar, depurando-a com equipamentos presentes na base do edifício.