Poltrona com sensor de presença que acende no escuro, banheira de ardósia e vidro, chaise em aço caborno, mesa feita com resíduos de madeira.
Esses produtos, em breve, serão comercializados pela Kvar Design, empresa de Belo Horizonte que ganhou o prêmio Sebrae Minas Design, na categoria ardósia.
O grupo de designers da Kvar fechou importantes parcerias para criar e comercializar quatro dos nove produtos classificados para o Prêmio. A mesa de centro Twist, constituída de painéis modulares, obtidos por meio da mistura de resíduos de madeiras (pínus e aglomerados) será fabricado pela Scarazzato, empresa do Paraná, especializada exportação de artigos decorativos.
A banheira Icon, produzida com placas de ardósia e vidro, deverá ser exportada para Espanha e Itália. “Fizemos uma análise de mercado e verificamos que o mármore tem grande aceitação nesses países. O produto é nobre e sofisticado. Vamos mirar o mercado externo”, comenta o designer Gilberto Júnior.
Gilberto também comemora a parceria entre a Kvar e três empresas para construir a poltrona Aqva, inspirada em uma água viva. “A Líder Interiores, a Cia do Acrílico e Gold Vision fabricarão o móvel. A poltrona possui sensor de presença para acionamento automático da iluminação em led no escuro”, afirma Gilberto.
O prêmio foi criado pelo Sebrae em Minas Gerais para inserir a cultura do design nas micro e pequenas empresas, estimular o desenvolvimento de produtos originais, ampliar a possibilidades de atuação de designers no mercado e contribuir com a geração de negócios, emprego e renda.
Nesta edição, o Prêmio recebeu 468 inscrições de projetos de profissionais e de estudantes do todo o Brasil. Os designers sugeriram produtos inovadores para os setores de ardósia, calçados, eletroeletrônico, móveis, resíduos e da construção civil.
Fonte : revistapegn.globo.com