TOQ – Interruptor sensível ao toque

Combinando tecnologia e design, empresa portuguesa desenvolve interruptor sensível ao toque composto por uma fina película colada no vidro

TOQ Interruptor Sensivel Toque
TOQ - Interruptor para divisórias de vidro

A ideia surgiu da mente de Eduardo Luís, funcionário da Castelhano & Ferreira S.A, empresa portuguesa que atua em projetos de escritórios e ambientes comerciais. Eduardo, que sempre atinou para o lado inventor, deu partida à sua pesquisa após se perguntar “por que não existe isso”, e com o apoio do departamento de I&D (investigação e desenvolvimento) da Castelhano & Ferreira em parceria com uma empresa eletrônica, começou a pesquisa usando superfícies de contato presentes em teclados de computador, até chegar ao “TOQ”, uma espécie de interruptor elétrico sensível ao toque aplicado sobre superfícies de vidro.

A invenção é composta por uma fina película autocolante transparente colada no vidro, suficiente para reagir ao toque e dar luz ao ambiente, agindo como um interruptor tradicional.

Interruptor Vidro TOQ
O TOQ é composto por uma película plástica e um sensor de toque

 

TOQ de criatividade

Eduardo conta que dado o seu envolvimento indireto com os produtos comercializados pela Castelhano & Ferreira, empresa onde trabalha, e com a tendência de escritórios cada vez mais envidraçados, um questionamneto surgiu a sua cabeça: como colocar interruptores elétricos em divisórias de vidro ?

“Se há tecnologia para ligar/desligar uma luminária com toque, poderíamos transportar esta tecnologia para um nível superior”, pensava Eduardo.

Até que resolveu encomendar na Amazon uma luminária sensível ao toque, e em sua engenharia reversa passou a notar o funcionamento da película que ligava e desligava a luminária.

A partir daí, a Castelhano & Ferreira já apoiava o projeto e juntos procuraram fornecedores que pudessem desenvolver o tal interruptor.

Através de uma lista de fornecedores conseguiram o contato de uma empresa de eletrônica em Portugal que pudesse desenhar e fabricar o componente. Disseram imediatamente que seria algo possível. Após alguns meses de testes, conseguiram chegar a um produto eletrônico altamente estável e com o comportamento desejado. Um toque liga, outro toque desliga.

Mas ainda faltava a película – que serviria de interface do produto. Buscaram em Portugal, pela Europa, mas foi do outro lado do mundo que localizaram um potencial fornecedor. As peças então foram desenhadas pela equipe da Castelhano & Ferreira e encomendadas para a realização de testes.

Depois de praticamente um ano de testes, lançaram para o mercado, este produto inovador, combinando tecnologia e design.