Fazendo alusão à transparência da democracia, edifício contará com dois cones em vidro permitindo que as sessões sejam vistas pela população
O escritório austríaco COOP HIMMELB(L)AU venceu o concurso para o novo edifício-sede do Parlamento Aberto da Albânia, que será construído na capital do país, Tirana. O projeto foi desenvolvido com três objetivos: criar um ícone urbano para Tirana, popularizar a importância da eficiência energética, e definir uma nova área de lazer no local.
Segundo os arquitetos, o design incorpora características fundamentais da democracia, como a abertura e a transparência. De acordo com eles, “os diferentes elementos do edifício não se opõem, mas acabam coexistindo em um edifício com uma estética contemporânea que permite a visualização de novas funções e objetivos”.
A principal característica do edifício é a fachada de vidro e uma segunda pele de aço perfurado que tem a função de captar luz, além de fornecer a ventilação natural e proteção contra ruído.
O edifício será construído com uma estrutura de concreto e contará com dois cones, sendo que o próprio parlamento ficará dentro de um destes cones e será todo de vidro, para permitir que as sessões sejam vistas por quem quiser. Ainda, existirá um edifício de escritórios, que será quase todo em volta do parlamento.
Uma grande escada permite que os habitantes acessem o telhado, que é na verdade uma grande praça elevada. Dessa praça é possível visualizar as sessões do parlamento.
Fonte: PINIweb