Estádio do Corinthians em novas projeções

Provável palco de abertura da Copa 2014, Estádio do Corinthians ganha duas novas projeções e uma ampla fachada translúcida

Estadio-corinthians-Werner Sobek
O escritório de arquitetura e engenharia Werner Sobek divulgou duas novas imagens do projeto de construção do estádio do Corinthians

Responsável pelo projeto do estádio do Corinthians, o escritório de arquitetura Werner Sobek, divulgou em seu site um material mostrando como ficará o cenário do jogo de abertura da Copa do Mundo 2014 de Futebol.

O novo Estádio do Corinthians será localizado em Itaquera, bairro que pertence a metrópole de São Paulo. Com capacidade para 65 mil espectadores, posteriormente o estádio será usado para jogos do Corinthians, bem como para outros eventos, como centro de convenções e estabelecimentos comerciais.

Werner Sobek vem acompanhando o projeto desde as fases iniciais e agora está responsável pelos serviços, tais como o design da estrutura do telhado, a cobertura em vidro e a enorme fachada envidraçada presente na entrada. O conceito permitirá entrada de luz solar e maior integração entre o interior e exterior do edifício, segundo o site “Portal 2014”.

Estadio-corinthians-itaquera
Nas imagens exibidas, Estádio do corinthians terá uma moderna fachada em vidro na entrada, permitindo luz solar e maior integração

Enquanto isso, o presidente Andrés Sanchez mantém o discurso de que as obras começam neste mês de abril.

“A abertura da Copa muda todo projeto, muda tanto que o que outros clubes fizeram em dois anos estamos fazendo em cinco ou seis meses. Estamos fazendo tudo de forma correta junto ao Ministério Público, prefeitura e órgãos públicos para começar as obras o quanto antes. Acho que em 15 ou 20 dias isso acontecerá”, declarou Andrés, dia 04 deste mês, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

A origem do dinheiro para erguer o estádio segue como uma incógnita. O Corinthians afirma que o investimento será realizado pela construtora Oderbrecht.

Segundo publicou o jornal Folha de S. Paulo recentemente, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) não aceitou as garantias oferecidas pelo clube de Parque São Jorge e pela construtora para emprestar o dinheiro. A Caixa Econômica Federal pode entrar na jogada para intermediar a operação e cobrar juros, fato que encareceria a obra.

O projeto inicial estava orçado em R$ 400 milhões e seria erguido para receber 48 mil torcedores. De olho na abertura da Copa, haverá a ampliação para 65 mil pessoas e os gastos devem ultrapassar os R$ 600 milhões – essa quantia a mais de dinheiro seria viabilizada por meio de incentivos fiscais da Prefeitura.

Fonte: uol