Sua estrutura será composta por 31 módulos cobertos por lâminas de vidro e chapas metálicas
06/08/2010
Rio de Janeiro – Maior parque da zona Sul contará com museu, teatro e auditório projetados pelo arquiteto Jaime Lerner.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou que o edital para as obras do Parque Bossa Nova, no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, será lançado nas próximas semanas. As obras devem ser iniciadas ainda neste ano e devem durar, segundo o subsecretário de Urbanismo do Estado, Vicente Loureiro, 18 meses.
O projeto do arquiteto Jaime Lerner, de 2008, sofreu algumas alterações a pedido das Associações de Moradores (AMAs) da região. A construção compreende o Museu da Bossa Nova, um bloco de auditórios e um novo edifício de 3,7 mil m² para o 23º Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que atualmente utiliza o terreno inteiro. Os empreendimentos serão erguidos em área de 29,3 mil m².
O museu ocupará aproximadamente 6,3 mil m² do terreno e será dedicado a obras relacionadas à Bossa Nova. Toda a estrutura do museu será feita em aço, composta por 31 módulos que serão cobertos por lâminas de vidro e chapas metálicas. O acesso ao museu será feito através de rampas de concreto e elevadores hidráulicos.
Edificação em estrutura de aço é composta por 31 módulos, revestida com lâminas de vidro e chapas metálicas
O bloco de auditórios contará com um restaurante, um café, teatro para 250 pessoas e um auditório com 200 lugares. O edifício será sustentado por uma estrutura de concreto armado composta por dois blocos, separados por uma praça coberta. Toda a edificação terá uma cobertura semelhante à do museu, com vidro e metal.
O Bossa Nova contará com uma área livre pública de 22,25 mil m², incluindo o Largo da Memória, ao lado do parque.
Área de intervenção tem 39 mil m²
Fonte: Piniweb.com