Seguindo tendências de modernização de fachadas, sistema cortina de vidro integra ambientes e ganha de vez o mercado
Antes limitado ao fechamento de varandas à beira mar, moderno sistema de envidraçamento total vem se popularizando e alguns fabricantes já comercializam o produto em kits, tudo para facilitar e difundir as vantagens de sua utilização.
A proposta é a abertura total ou parcial dos painéis de vidro, permitindo ampla visão, proteção contra intempéries, redução de ruídos externos, adequação às diversas formas geométricas da obra, fácil limpeza e manutenção e, o melhor, aproveitamento da área útil em todas as estações do ano.
E para garantir a integração dos ambientes, fazendo das varandas uma extensão de salas e quartos, o sistema cortina de vidro, promove movimentos articulados e independentes dos painéis de vidro sobre um único trilho. Isso permite total amplitude em sua abertura, onde todos ficam posicionados paralela e lateralmente, abertos sem que permaneçam painéis fixos ou sobrepostos entre si.
Os painéis individuais de vidro podem ser instalados em projetos de variadas geometrias, acompanhando curvas e ângulos dos guarda-corpos das varandas, além de opções de cores e dimensões conforme os padrões estabelecidos da obra, principalmente quando se trata de edificações.
Por não apresentar esquadrias verticais, é adequado em edificações onde as convenções regulamentam as decisões de alteração da fachada. Nesse caso o sistema normalmente é especificado em vidro incolor de 8mm temperado, que praticamente não influencia na estética das fachadas. E justamente, por essa característica de neutralidade, que a maioria dos projetos são executados com essa configuração de vidro.