Referência na arte milenar de moldagem em vidro, Elvira Schuartz é uma das mais importantes conhecedoras desta técnica no país
Em sua visão, o vidro era apenas uma material transparente que poderia adquirir formas e realçar um contorno. Batizou seu espaço de “zero” expressando: “O vidro é quase nada, só forma e luz”. As cores vieram depois.
Enquanto desenhava seus objetos de decoração, Elvira começou a ser solicitada a ensinar sobre vidro. Organizou então um curso convidando profissionais a lecionar. Com o tempo, desenvolveu técnicas próprias e passou ela mesma a dar aulas.
Chamando a atenção sobre a arte em vidro, um jornal de grande circulação sugeriu que escrevesse sobre o assunto. Foi assim que iniciou sua aventura pela literatura especializada, interessando-se pela história do vidro e sua literatura. É autora do Livro – “Através do Vidro” e do “Manual de Vidraria Artesanal”.
A artista participou de várias exposições entre individuais e coletivas no Brasil e expôs também duas vezes na badalada Galeria de R. Picasso, em Nova York. Em 1995, o Museu de Luxemburgo premiou uma obra de arte em vidro sua e em 1999, teve suas esculturas expostas na Galeria Eclat du Verre – Louvre des Antiquaires – Paris.
Hoje, Elvira é uma das poucas estudiosas sobre o vidro na América Latina. Em contato permanente com centros da Europa e dos Estados Unidos, mantém-se atualizada, promove intercâmbios e é curadora de mostras nacionais e internacionais. Atualmente, sua galeria é fonte de pesquisa de todo estudante de vidro e referência obrigatória sobre arte em vidro no País.
Sobre o Espaço Zero
Criado na década de 90, o Espaço Zero é o único centro de arte em vidro da América Latina. Pela escola já passaram cerca de 3 mil aprendizes de todas as idades, todos interessados na arte em vidro.
O espaço conta com biblioteca especializada com mais de 100 títulos e promove importantes exposições, além de reunir parte do acervo da artista Elvira Schuartz, criadora da escola. No estruturado atelier do espaço, a artista concede aulas e ainda produz seus trabalhos.
O Espaço Zero oferece vivências, workshops e cursos profissionalizantes, com os temas: Fusing – experiência nas técnicas de baixa temperatura; Sopro em Cana – habilidade de soprar e modelar o vidro incandescente na ponta da cana; Vitral – aula sobre produção de vitrais e execução de uma caixa na técnica “cooper-foil” (Tiffany); Tocha – confecção de peças por meio de tocha de fogo produzida por um maçarico.
Saiba mais sobre seu trabalho em www.espacozero.com.br