Seguindo tendências, feira de móveis de alto padrão apostará em móveis e acessórios azuis, cinzas e em tons de caramelo
A 12ª edição da feira da Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração (Abimad), que começa hoje em São Paulo, foca nos palácios urbanos.
Os 180 associados investiram R$ 4 milhões no evento e têm a expectativa de gerar nele R$ 700 milhões em negócios. Passado o período de retração do mercado “por causa da crise”, o público de luxo voltou a trocar o mobiliário de casa com móveis de alto padrão, peças exclusivas e assinadas. O evento tem os pés fincados na alta-decoração e firmou sua conexão com o “universo fashion e a sustentabilidade”.
A lógica da indústria da moda interfere na equação da Abimad. O evento, que vai até sábado, é a edição “verão 2011” – uma estação anterior a da São Paulo Fashion Week, que já apresentou seu inverno 2011 no mês passado. “Existe um paralelismo entre a decoração e a moda. Há características como cores e texturas que seguem as mesmas tendências. Porém, diferente do que acontece com as roupas, não precisamos adiantar tanto os pedidos, por isso estamos no verão”, conta Fernando Flores, presidente da associação. Seguindo, então, as tendências, os visitantes verão muitos móveis e acessórios azuis, cinzas e em tons de caramelo.
A Abimad tem duas edições ao ano, uma de verão e outra de inverno. É sempre bom lembrar os lojistas que o guarda-roupa da casa precisa ser renovado no mesmo ritmo do morador. “Hoje, as pessoas querem ter a casa atualizada.” Mas, garante Flores, trocar é diferente de consumir mais. “Não é mais possível fazer um lançamento sem se preocupar com as questões ambientais. Peças antigas customizadas, feitas de madeira certificada ou de demolição, têm sido muito procuradas.” O público da feira, composto principalmente por lojistas, está atrás de peças assinadas. Mais do que móveis e acessórios feitos com materiais nobres, o nome por trás da peça tem ganhado ainda mais destaque.
A Butzke lança na Abimad uma cadeira da Havaianas (a das sandálias de borracha mesmo) assinada pelo designer Carlos Motta. A 6F apresentará uma linha de porcelanas criada pelo arquiteto Fabrizio Rollo. A Deluse mostrará uma linha de tecidos desenhada por Alexandre Hercovitch. Para reafirmar o ar moderno do evento, a área de 30 mil m2 onde acontece a Abimad foi decorada com pinturas de grafite. “Não é mais uma arte de rua, mas algo contemporâneo e que expressa criatividade. A história do grafite evoluiu e nós queremos mostrar que a alta decoração também tem evoluído.”
Serviço
Centro de Exposições Imigrantes
São Paulo / SP
16 a 19 de fevereiro – das 10 às 19h
Fonte: Valor