Conectadas à fábrica da Volks, imponente estacionamento composto por duas torres de vidro vira atração turística na Alemanha
A árdua tarefa de encontrar uma vaga para deixar o carro se torna cada dia mais difícil. E já que a frota de carros nas grandes cidades não para de crescer, a solução encontrada pelos estacionamentos é adotar a tecnologia das formas mais ousadas.
Surge então o conceito das construções automatizadas, com sistema de elevadores inteligentes onde toda a administração das vagas é feita por software.
A partir daí surgem construções surpreendentes, como esta na Autostadt, o “parque temático dos automóveis” localizado em Wolfsburg, Alemanha. Conectadas à fábrica da Volkswagen, estão duas torres de vidro com 60 metros de altura em que os veículos recém-fabricados são guardados. Cada torre conta com dois elevadores com capacidade de 20 vagas por andar.
O estacionamento ainda oferece um passeio por dentro da construção, A CarTower Discovery, aberto aos turistas. Dentro de uma cabine, seis passageiros são elevados a uma altura de 48 metros como se estivessem dentro de um dos carros.
Estacionamentos no futuro
Embora já estejam em atividade, os estacionamentos acima ainda são pouco comuns e estão mais para atrações curiosas do que para soluções aos grandes centros. Se por um lado representam um alto investimento, por outro eles poderiam acabar de uma vez por todas pela procura por vagas. O processo automatizado também reduz as chances de pequenos acidentes e arranhões no momento da baliza.
A tendência é que os carros, aos poucos, assumam dimensões menores e adotem fontes de energia renováveis no futuro. Não é difícil imaginar construções imensas revestidas de painéis solares, onde carros elétricos seriam recarregados enquanto estivesse estacionados.
Fonte: baixaki