Em alusão à obra de Dalí, caixa de concreto é atravessada por uma dinâmica estrutura de vidro que parece escorrer
Projetado pelo escritório HOK e construído pelo Beck Group, o museu Dalí, na cidade de São Petersburgo, nos Estados Unidos, acaba de ser inaugurado. O edifício é constituído por uma caixa de concreto de 17 m de altura, atravessada por uma estrutura de metal com 1.062 painéis de vidro de tamanhos diferentes, formando um átrio no topo do prédio que alcança 22 m.
Com a estrutura em forma de onda, os arquitetos do HOK procuraram trazer para o projeto arquitetônico um pouco da arte de Salvador Dalí. Segundo Yann Weymouth, do escritório de arquitetura, “o desafio foi descobrir como traduzir tecnicamente todo o movimento e dinamismo da obra de Dalí”. Já a caixa foi apelidada de “Enigma”, nome de um dos quadros do artista.
Um dos principais elementos arquitetônicos do projeto é a escada de concreto no centro do museu que leva ao átrio superior. Inicialmente, a ideia era montá-la em aço, pois não havia certeza se era possível construí-la em concreto por seu tamanho e pela ausência de viga central.
O museu ainda conta com sistemas de captação de energia solar para aquecimento de água, sistema de acionamento de luzes automático e de reuso de água da chuva. O projeto também possibilita a entrada de iluminação natural devido à grande estrutura de vidro.
O edifício de 6,3 mil m² foi construído em dois anos e custou US$ 29,8 milhões, valor US$ 700 mil menor do que o orçado inicialmente.
Uma mostra do trabalho de Salvador Dalí está em exposição no novo museu, incluindo algumas de suas obras consideradas mais importantes. A maior parte do acervo foi reunida por um casal de Ohio – A. Reynolds e Eleanor Morse – que comprou sua primeira tela de Dali em 1942 e depois arrematou uma centena de trabalhos do artista. Décadas depois, o acervo foi doado ao advogado Jim Martin, de São Petersburgo, que se comprometeu em abrigar a coleção contanto que mantivesse o acervo reunido. O primeiro museu foi construído em 1980 e agora conta com um prédio duas vezes maior, apenas a oito quadras do antigo museu.
Por Mauricio Lima
Fonte: PINIweb