Decora Etna Rio de Janeiro

Pela primeira vez no Rio, mostra Decora Etna apresenta 22 ambientes e quatro lofts decorados por arquitetos cariocas

O objetivo foi apresentar com criatividade, um leque de sugestões para o consumidor decorar sua casa sem gastar muito usando somente peças da loja. A mostra vai até fevereiro na loja da Avenida Ayrton Senna, Barra da Tijuca.

decora etna rio
Living do Jovem Casal sem Filhos – O arquiteto Thony Litsz criou para o home theater uma estante de módulos com armários abertos e fechados. As cores pontuais das almofadas bordadas, do papel de parede listrado e das taças em tons de ametista e turquesa tornaram o ambiente alegre sem deixar de ser clean. Na iluminação, pendentes de cristal e luminárias de teto dialogam com o abajur da mesa lateral. Destaque para os clássicos do design como as mesas Saarinem e as cadeiras Barcelona. Destaque para o espelho apoiado, tendência que se confirma.
decora-etna-rio
Home Office – a arquiteta Laura Faria buscou transformar o escritório num feliz e aconchegante refúgio, ideal para o trabalho, mas também para uma gostosa leitura e momentos de contemplação. Um espelho estrategicamente apoiado na parede lateral causa um surpreendente efeito assimétrico ao refletir a estante modular.
decora-etna-rio
Loft da Moça – criar ambientes espaçosos, claros, que dessem ao mesmo tempo a sensação de amplitude, aconchego, despojamento e requinte foi o objetivo da arquiteta Joy Garrido. Toda a madeira dos móveis é de laca e de palhinha branca. Na área social, um ligeiro toque oriental nos objetos vermelho cereja sobre as mesas laterais e de centro. Base neutra em tom de camurça claro nos estofados. Móveis de madeira natural na cor de imbuia.
decora-etna-rio
Living – os arquitetos Fernanda Mancici e Anderson Macedo montaram um espaço multiuso, onde os moradores podem assistir a um filme, receber amigos, ler um bom livro o aproveitar momentos de lazer com a família. O sofá italiano de linhas retas tem braços confortáveis e profundidade para garantir o conforto de quem escolhe transformar a sala em home theater. Uma grande mesa de centro foi colocada estrategicamente no meio dos pufes para melhor acomodação. A TV de plasma fixada em um painel laqueado branco finaliza a composição da estante do home. Linhas retas, poltronas Barcelona pretas e poucos adornos enfatizam com charme o ambiente clean. A outra parte do ambiente possui uma estante do piso ao teto feita de módulos para expor objetos e livros. Quatro cadeiras Bertóia cercam a mesa de centro baixa Saarinen e agrega as funções de descanso, leitura e bate-bapo. O aparador tem a função de bar. As luminárias de teto estampadas foram feitas com cúpulas de abajur.
decora-etna-rio
Área de trabalho da paisagista – na busca por um ambiente inspirador, a arquiteta Carmen Mouro usou materiais que remetem à natureza. Obteve, ao mesmo tempo, um ambiente rústico e sofisticado. Os tons neutros, as luminárias e o tecido com listras clássicas do papel de parede e dos estofados imprimem elegância, enquanto que os revestimentos de madeira com aparência rústica, os móveis e os tons bege transmitem uma atmosfera natural. Carmen criou um ambiente multifuncional que integra espaço de trabalho, estar e área de almoço. O uso de espelhos proporcionou sensação de amplitude. Garden – a arquiteta Carmen Mouro criou um espaço multifuncional onde as pessoas pudessem contemplar o jardim, conversar, cuidar das plantas e relaxar. Fez novos usos de materiais, como os belos painéis de parede feitos com cabeceiras de cama. Os tons bege e marrom dão um toque de elegância e favorece a integração com a natureza. Todos os objetos usados são da Etna, inclusive as plantas artificiais que formaram charmoso arranjo com aparência natural.
decora-etna-rio
Living com Office – Um aparador e um espelho dividem os dois ambientes projetados pela arquiteta Cristina Japiassu. Com toques contemporâneos, como as luminárias, a cadeira Presidente New e a mesa lateral espelhada, a ambientação é predominantemente clássica. Cortinas de linho, papel de parede listrado e poltrona Fresh compõem o mix de estilos. A iluminação pontual e caprichada aquece o espaço.
decora-etna-rio
Living com Jantar – em um pequeno espaço, a arquiteta Cyntia Sabat conseguiu unir estar com TV e jantar de um jeito clean. Aqui não falta nem sobra nada. Na área de refeições, uma mesa com quatro cadeiras,um aparador e prateleiras para expor quadros. Na sala de estar, sofá de dois lugares, mesa de apoio para objetos de bar e um rack de madeira que, junto com o papel de parede, divide os ambientes. A mistura de bege, vermelho e cinza resulta numa composição alegre e contemporânea. O uso de espelho e tampo de vidro na mesa de jantar proporciona leveza na decoração.
decora-etna-rio
Loft da Família – na área do jantar, Duda Porto juntou dois aparadores para compor um maior. A mesa possui oito lugares, seis assentos do mesmo tipo e tecidos diferentes, um banco com encosto e tampo de vidro. Duas imponentes luminárias de teto e papel de parede clássico no mesmo tom dos revestimentos dos móveis completam o espaço. Com vários módulos, o arquiteto compôs uma estante com funções de apoio de TV e exposição de livros e objetos decorativos. Os mesmos revestimentos da sala de jantar foram usados no estar proporcionando uma unidade visual entre os ambientes. A disposição dos móveis permite a quem está na mesa de jantar ver o que se passa na TV.
decora-etna-rio
Living clássico – Gorete Colaço usou poucos, mas essenciais, elementos para a composição desse espaço. A sutil combinação de marrom com azul do sofá das almofadas e do tapete listrado deu um toque de alegria, deixando o lugar agradável. O espelho e o vidro das mesas de centro proporcionaram leveza ao fazer um contraponto com a grande estante modular de madeira.
decora-etna-rio
Loft do solteiro – com apenas uma divisória de parede Luiz Fernando Grabowsky otimizou o espaço, criando quatro ambientes integrados: jantar, estar, office e quarto. Usou e abusou do vermelho em contraste aos tons de cinza e preto. A utilização de muito vidro e metal nos móveis garantiu o equilíbrio e o ar sofisticado do loft. Para amenizar as cores fortes, sofá, tapete e rodapé em tons bem claros.

Fonte: casa.abril