Algumas das maiores obras de arquitetura em 2010

Das obras impressionantes da arquitetura escultórica para as casas em vidro, esses edifícios representam alguns dos projetos mais inovadores do ano

Sede da Vodafone por Guimarães Barbosa
Sede da Vodafone por Guimarães Barbosa

A Vodaphone revelou sua nova sede internacional projetada por Barbosa Guimarães. Localizada em Porto, Portugal é uma obra selvagem da arquitetura escultórica, um edifício que parece nascer em sonhos. O projeto foi concebido como uma extensão do slogan da empresa, “ Vida em Movimento“, e realmente, o edifício parece estar crescendo e desenvolvendo de uma forma muito além do convencional. Enquanto a estrutura é escultural , sua execução é puramente funcional e ao mesmo tempo progressiva, um sucesso no mundo da arquitetura moderna.

Bridle Road Residence Zaninovic por Antonio
Bridle Road Residence Zaninovic por Antonio

Esta incrível obra de arquitetura moderna é especial não só pela sua estrutura contemporânea, mas a paisagem ao seu redor. O Bridle Road Residence por Antonio Zaninovic, ganhou um prémio da Sociedade Americana de Arquitetos Paisagistas como um dos melhores projetos de arquitetura paisagística em 2010. A casa foi construída na base de uma montanha na Cidade do Cabo, África do Sul, com vista para o Oceano Atlântico. E seu cenario paisagístico, ainda dispõe de espécies raras de plantas, ameaçadas pelo desenvolvimento local.

JD House por BAK Arquitetos
JD House por BAK Arquitetos

A Casa JD do escritório BAK Arquitetos na cidade costeira de Mar Azul, Argentina, é feita de madeira local, concreto e vidro. A casa além de bonita e contemporânea, possui um design que torna seu enredo natural o centro de sua existência.

Sede do grupo Azahar
Sede do grupo Azahar

A sede do grupo Azahar em Castellon, Espanha, foi projetado para ser reflexo de seu ambiente interno e dos objetivos sustentáveis da empresa. O grupo desenvolve a “logística ambiental” para os países em desenvolvimento, ajudando a criar sistemas sustentáveis.

Glass House Pavilion por Steve Hermann
Glass House Pavilion por Steve Hermann

O designer Steve Hermann criou um dos melhores trabalhos do ano de arquitetura residencial. O Glass Pavilion House em Montecito, Califórnia,  possui uma interessante relação visual com o seu exterior. Teto e piso revestidos de branco, paredes de vidro convidam o fora para dentro, enquanto a privacidade dos seus habitantes é protegida pela paisagem ao redor.

Centro ANZ em Melbourne, Austrália
Centro ANZ em Melbourne, Austrália

O Centro ANZ de Melbourne é sucesso em elegância interior e sistemas sustentáveis, um exemplo de prédio que possa ser agradável aos olhos e ao meio ambiente. São 6.500 funcionários passando seus dias de trabalho no presente mandato, que é mais um espaço de uso misto do que um ambiente de trabalho tradicional. O Centro ANZ dispõe de uma variada coleção de espaços de trabalho, desde espaços para reuniões improvisadas, até espaços de relaxamento, passando por jantar e entretenimento. No lado sustentável, o edifício inclui a produção de energia eólica e solar, reutilização de águas pluviais e um telhado verde em seu pico.

Casa Modularing por A-Cero
Casa Modularing por A-Cero

A Modularing , é uma construção angular, idealizada pelo escritório A-Cero, com uma deslumbrante pele reflexiva preta. O escritório espera produzir essas casas por um preço médio de 93 mil dólares.

Instituto de Tecnologia de Kanagawa
Instituto de Tecnologia de Kanagawa

Instituto de Tecnologia de Kanagawa foi projetado pelo escritório Junya Ishigami and Associates. Este edifício de vidro proporciona uma conexão aberta para o meio ambiente e para a Baía de Tóquio, um lugar de cooperação tranquilo para os estudantes que trabalham duro. Dentro, as plantas são alimentadas naturalmente pelos raios solares que entram através das paredes em vidro, dando ao interior um belo tom verde.

Fonte: thecoolist