Desenvolvido pela Schott, vidro Plumbífero protege profissionais e pacientes de raios nocivos à saúde
Em Klagenfurt, Áustria, surgiu um dos mais modernos centros médicos da Europa. Com um investimento total de 327 milhões de euros, o novo edifício é um dos maiores projetos de hospital dos últimos anos no país. As paredes de 36 quartos que contém móveis de raios-X foram equipadas com vidro antirradiação da Schott, os chamados vidro Plumbífero, encontrados nas versões RD30 e RD50.
Os grandes painéis de vidro utilizados nas portas oferecem uma proteção especial e dá uma sensação de amplitude ao espaço. O novo hospital possui um princípio claro de orientação: “As pessoas em primeiro lugar”. São 4.480 funcionários, 540 deles médicos do sexo feminino, no comando da saúde dos pacientes. O lema do hospital também se reflete na sua arquitetura, ampla e luminosa.
O coração do hospital, o Centro Médico Cirúrgico (CMC), está localizado em um parque de 60 mil metros quadrados, divididos entre sala de emergência, ambulância, e as enfermarias com 627 leitos. A visualização dos pacientes se dá através de grandes janelas de vidro Plumbífero RD30, onde os funcionários do hospital devem manter sempre o contato visual, gerando uma confiança mútua. Ao mesmo tempo protege o operador de raio-X e aparelhos médicos da radiação nociva.
Outra inovação proposta pelo novo vidro, foram as Lentes fabricadas a partir do vidro Plumbífero RD 50 da Schott. O número “50” representa uma densidade de 5,05 g de óxido de chumbo por centímetro cúbico de vidro. O óxido de chumbo absorve a radiação. Portanto, o vidro fino e incolor garante excelente proteção contra raios gama e raios-X. As lentes utilizadas têm um tamanho de até 780 x 2150 mm.
Além das 36 janelas, foram feitas paredes de proteção para o uso ambulatorial. “O mercado para o vidro de protecção contra radiações é altamente competitivo”, disse Patrick Holota, gerente de vendas da Schott. “Graças ao atendimento rápido, alta flexibilidade e parceirias de confiança, nós aprsentamos um projeto competitivo e executamos o maior hospital nos últimos anos na Áustria, equipado com o nosso vidro antirradiação.
A Schott é representada por seu próprio escritório de vendas em Viena e trabalha em estreita colaboração com parceiros locais. Assim, os muros de proteção anti radiação foram processados pela empresa Júlio Fritsche GmbH, em Salzburgo. E a Glas-Gasperlmair GesmbH, forneceu o vidro antirradiação para janelas e porta.