Confira os vencedores do Prêmio AsBEA 2010 de arquitetura

Premiação bienal, a AsBEA tem como objetivo eleger os melhores projetos arquitetônicos entre os escritórios associados

Dia 2 de Dezembro, foram divulgados durante cerimônia realizada em São Paulo, os vencedores do Prêmio AsBEA 2010, concedido pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura.

Os projetos foram eleitos de acordo com os critérios originalidade da proposta em termos de alteração de paradigmas existentes no setor dos projetos, nível de tecnologia diretamente aplicada nos projetos e nível de compromisso ambiental.

Entre os vencedores das categorias, foi escolhido o projeto com maior importância do conjunto de sua obra para o desenvolvimento, valorização e representação da classe. O projeto destacado, a Escola Sesc de Ensino Médio, no Rio de Janeiro, projetada pelo escritório Índio da Costa Arquitetura, em parceria com FGMF Arquitetura, recebeu o Prêmio Roberto Cláudio dos Santos Aflalo.

Confira os vencedores:


Prêmio Roberto Cláudio dos Santos Aflalo

Escola Sesc de Ensino Médio, Rio de Janeiro (RJ)
Índio da Costa Arquitetura - Escola Sesc de Ensino Médio, Rio de Janeiro (RJ)

A escola, com 16 mil m², tem áreas educacionais (salas de aulas, laboratórios, biblioteca), esportivas (ginásio, piscina semiolímpica, campo de futebol, quadras descobertas), residenciais (alojamentos para professores e alunos), culturais (teatro para 603 espectadores) e instalações de apoio. Os alojamentos de alunos ficam no lado menor; os alojamentos de professores e as áreas esportivas, na face maior; as salas de aulas e o apoio, na porção central do lote

No projeto, prevalece o uso de material natural, sem revestimentos, e de componentes construtivos industrializados, como a estrutura de concreto, os blocos cerâmicos de vedação e os painéis metálicos de proteção solar que cobrem parte das edificações.

Edifícios Industriais

Centro Tecnológico do Grupo Mahle, Jundiaí (SP)
Roberto Loeb e Associados - Centro Tecnológico do Grupo Mahle, Jundiaí (SP)

A intenção do desenho do projeto é se integrar à topografia do terreno. Com formato de anéis semicirculares escalonados, a arquitetura proporciona iluminação natural e visibilidade nos cinco níveis funcionais.

Sobre os anéis de estrutura pré-moldada de concreto, existem espelhos d”água, que funcionam como um sistema de resfriamento do edifício, e ainda mantêm a umidade do ar.

Edifícios de Serviços

Jatobá Green Building, São Paulo (SP)
Aflalo e Gasperini Arquitetos - Jatobá Green Building, São Paulo (SP)

Com apenas oito pavimentos, o Jatobá Green Building chama a atenção pelos brises em sua fachada, que foram colocados segundo a orientação do sol. À primeira vista, o Jatobá pode passar a impressão de que tem dois blocos. Mas é uma única edificação composta por dois volumes em formatos diferentes – um curvo e outro retangular, interligados pelo corpo de circulação vertical.

A cobertura é parcialmente ocupada pelas instalações de ar condicionado, além das escadas, elevadores e heliponto. Uma área para café cria ambiente agradável à convivência, enriquecido por amplos jardins laterais, que se expandem pela periferia do pavimento.

Retrofit

Escritório Europa, São Paulo (SP)
Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Escritório Europa, São Paulo (SP)

Dois edifícios erguidos na década de 1970, com projeto de Julio Neves, estavam disponíveis em uma localização privilegiada da avenida Nove de Julho, em São Paulo. Então, os arquitetos Henrique Reinach e Mauricio Mendonça foram convidados para a realização do retrofit do prédio.

Para conseguir total aproveitamento da paisagem, a fachada foi refeita em vidro refletivo com moldura em painéis de alumínio composto. Os painéis de vidro foram instalados em planos desnivelados, criando um movimento que não deixou a fachada totalmente lisa.

Residências

Casa Grelha, Serra da Mantiqueira, São Paulo (SP)
Forte, Gimenes & Marcondes Ferraz Arquitetura - Casa Grelha, Serra da Mantiqueira, São Paulo (SP)

Segundo os arquitetos, três importantes questões nortearam a concepção do projeto: a demanda por uma casa térrea, a vontade de se estabelecer uma relação direta com o terreno e a natureza, e ainda a necessidade de se observar a privacidade entre os membros da família, embora o programa principal da residência devesse estar em uma única construção. Outro fator considerado no projeto foi a grande umidade da região, que sugeria uma casa elevada do solo.

O programa contido na grelha é composto de um núcleo com áreas de serviço, sociais, quarto de hóspedes e apartamento do proprietário, e três módulos isolados, com dois quartos cada, para os filhos. Entre eles, módulos vazios exaltam a continuidade estrutural e valorizam os vãos por onde o jardim se faz presente. Esse jogo de cheios e vazios permitiu a organização fragmentada do programa.

Arquitetura Corporativa

BGMP Advogados, São Paulo (SP)
Forte, Gimenes & Marcondes Ferraz Arquitetura - BGMP Advogados, São Paulo (SP)

A principal característica do projeto é a biblioteca que existe no centro do espaço. A biblioteca não encosta no chão, conferindo um ar etéreo ao projeto. Ao redor dela, situam-se todos os escritórios dos advogados.

Com 600 m², o espaço demorou 123 dias para ser construído. No projeto, é possível perceber a utilização de madeira e vidro nos acabamentos, dando um ar sério para o espaço. Além disso, grandes espaços abertos favorecem a circulação dos trabalhadores.

Arquitetura de Interiores

Apartamento Central Park South, Nova York, EUA
Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Apartamento Central Park South, Nova York, EUA

O pedido do cliente foi específico quando disse que queria transformar os três apartamentos do 21º andar do edifício em apenas um. As paredes divisórias, todas em drywall, foram removidas, deixando apenas o core central do prédio, que contém os elevadores social e de serviço. Grandes painéis de madeira ocultam essas instalações, que hoje se situam no hall de entrada do apartamento.

A redistribuição do espaço colocou as áreas sociais e a suíte principal na parte norte, voltada para o parque. Numa das laterais, a antiga cozinha agora funciona como copa e o dormitório existente foi transformado em cozinha, valorizada pela abertura para o sul.

Fonte: PINIweb