A máquina separa o mercúrio do vidro e do alumínio, possibilitando posterior reciclagem dos resíduos de lâmpadas fluorescentes
A utilização de lâmpadas fluorescentes é uma boa alternativa para a economia de energia elétrica. Porém, possuem um gás tóxico em seu interior: o mercúrio.
Consciente dos riscos que o mercúrio oferece, a Naturalis Brasil, empresa de descontaminação de lâmpadas fluorescentes, trouxe a tecnologia dos Estados Unidos e desenvolveu no Brasil o Papa Lâmpadas, uma máquina que separa o mercúrio do vidro e do alumínio, possibilitando posterior reciclagem dos resíduos gerados.
O Papa Lâmpadas funciona como uma usina de tratamento. Quando inserida na máquina a lâmpada é quebrada, o material pesado deposita-se no fundo do tambor e o vapor de mercúrio é adsorvido por um filtro de carvão ativado, que posteriormente é levado para uma máquina destiladora, lá é volatizado e em seguida resfriado, o que faz com que o mercúrio volte à sua forma metálica original e, assim como o vidro e o metal, torna-se matéria-prima novamente.
O Papa Lâmpadas é móvel, por isso o descarte é feito na empresa contratante, excluindo qualquer risco de quebra das lâmpadas durante o transporte e assim, garantindo 100% de segurança à saúde e ao meio ambiente.
A Naturalis Brasil está instalada em Itupeva (interior de São Paulo) e conta com concessionários de serviços Papa Lâmpadas em 15 estados brasileiros.
Fonte: embudigital