Tipos de vidros e suas aplicações

Moda que veste sua casa, arquitetura e decoração se beneficiam de novas tecnologias empregadas no vidro conferindo efeitos técnicos e visuais únicos

Casa com Fachada em Vidro Cebrace
O mix de produtos existentes permitem diversas soluções em vidro para construções comerciais e residenciais. Exemplo da Cebrace, joint-venture entre NSG/Pilkington e Saint-Gobain

 

A construção civil vem acompanhando uma verdadeira explosão no aumento do consumo médio de vidro por habitantes no país, ainda que os números fiquem aquém de países como a Itália, onde este consumo atinge quase o triplo do registrado no Brasil.

Os vidros mais usados na construção civil são os de segurança (laminados e temperados) e os de controle solar. Nas residências, cada vez mais arquitetos se utilizam das vantagens dos vidros de segurança para especificar estruturas limpas, mais transparentes e ao mesmo tempo seguras. Desta forma guarda-corpos, fechamentos de sacadas e varandas, coberturas, pisos, escadas, divisórias, boxes, portas e janelas, ganham formas vítreas.

Assim como na decoração, vidros do tipo extragrosso, extra clear e pintado, são aplicados em revestimento de paredes, móveis, prateleiras, tampos de mesa, portas de armário, etc.

Outro velho conhecido de designers e decoradores, os espelhos, ganham áreas maiores em banheiros e lavabos, além de revestir paredes e móveis.

Os vidros especiais, como o autolimpante e os de controle solar, também vem ganhando destaque nas residências, principalmente em fachadas e coberturas. Além dos benefícios do produto, também contribuem para a preservação do meio ambiente, porque reduzem a necessidade de limpeza regular, economizando água e detergente, e diminuem a entrada de calor, controlando a entrada da luz natural e reduzindo o consumo de ar-condicionado e energia elétrica.

Há vidros capazes de barrar até 80% do calor, com uma entrada de luz acima de 40%. Dessa maneira, os vidros contribuem para a redução de calor no ambiente deixando a área clara e iluminada.

Abaixo, veja a descrição de alguns dos principais tipos de vidros empregados na construção civil, bem como suas características, benefícios e aplicações.

Vidro Laminado – É composto por duas ou mais chapas de vidro, intercaladas por uma película plástica de grande resistência, o polivinil butiral (PVB). É considerado um vidro de segurança (pessoal e patrimonial), pois, em caso de acidente, seus fragmentos ficam presos no PVB, evitando ferimentos e mantendo a área fechada até que a substituição do vidro seja realizada.

Aplicações: coberturas, fachadas, sacadas, guarda-corpos, portas, janelas, divisórias, vitrines e pisos.

 

Vidro Temperado – O vidro comum é submetido a um tratamento térmico de têmpera (aquecimento e resfriamento rápido) que o torna bem mais resistente à quebra por impacto, apresentando uma resistência mecânica até cinco vezes maior que a de um vidro comum. Esse processo também confere maior resistência ao choque térmico (variação de temperatura acima de 200°C). É considerado um vidro de segurança (patrimonial), pois, em caso de acidente, fragmenta-se em pequenos pedaços pouco cortantes, o que reduz o risco de ferimentos.

Aplicações: portas, divisórias, estruturas em vidro (móveis), portas de fogões e eletrodomésticos em geral.

 

Vidro Extragrosso – Como o nome sugere, o vidro extragrosso tem uma espessura maior do que a dos vidros utilizados normalmente, entre 12 e 19mm.

Aplicações: tampos de mesas e balcões.

 

Vidro Pintado – É produzido a partir de um vidro comum ou extra clear e recebe na linha de produção uma pintura especial, o que confere acabamento colorido e de alto brilho.

Aplicações: pés e tampos de mesa, balcões, divisórias, portas, revestimento de parede, portas de armário, entre outros.

 

Vidro Autolimpante – Usando a nanotecnologia, aproveita a força dos raios UV (ultravioleta) e da água da chuva para combater a sujeira e os resíduos que se acumulam no exterior. Visualmente idêntico aos vidros comuns, dispensa a limpeza constante e o uso de detergentes, e garante uma visão nítida em todas as situações, mesmo em dias de chuva.

Aplicações: sempre na parte externa das edificações, como fachadas, coberturas, janelas, portas, sacadas, entre outros, além de áreas altamente poluídas.

 

Vidro de Controle Solar – É desenvolvido com tecnologia que garante o controle eficiente da intensidade de luz e do calor transmitidos para o ambiente interno, por isso são grandes aliados do conforto térmico e da eficiência energética nas edificações. Podem ser de vários tipos, conforme o processo de fabricação: refletivo, baixa reflexão, seletivo (low-e).

Aplicações: coberturas, fachadas, sacadas, portas e janelas.

 

Vidro duplo ou Termoacústico – Conhecido também como insulado, é uma composição de duas ou mais chapas de vidro intercaladas por uma câmara de ar desidratado ou gás inerte. Ele ainda pode conter uma persiana interna.

Aplicações: fachadas (edifícios comerciais, hospitais e escolas), coberturas e janelas, na Construção Civil.

 

Espelho – É produzido a partir de um vidro plano comum que recebe sobre uma das superfícies camadas metálicas (prata), seguidas de camadas de tinta que têm como função protegê-lo.

 

Obs.: Toda especificação de vidro, independente do local de aplicação, deve levar em consideração a segurança, mas sem dúvida esse cuidado deve ser redobrado quando se tratam de coberturas, varandas e fachadas.

Isso acontece por serem lugares que sofrem com influências de fatores externos, como incidência de ventos e manutenção, além de apresentarem risco, pois em caso de quebra, podem causar graves acidentes.

Daí a importância de se seguir as normas técnicas para a especificação técnica dessas aplicações, além da contratação de profissionais qualificados para todas as etapas (especificação/consultoria, beneficiamento, instalação, manutenção).

Cobertura em Vidro Cebrace
Cobertura em vidro Cebrace

 

Escada de Vidro Cebrace
Escada com piso e guarda corpo em vidro de segurança Cebrace

 

Espelho Cebrace na Decoração
Espelho Optimirror da Cebrace. O produto recebe uma camada à base de prata e dupla camada de tinta protetora, o que lhe confere resistência 10 vezes maior quando comparado aos espelhos comuns

 

Fachada em Vidro Autolimpante - Cebrace
Fachada em vidro autolimpante Cebrace. Comercializado como Bioclean

 

Fachada em Vidro Estrutural - Cebrace
Fachada em vidro estrutural com sistema Spider Glass. Especificado tanto em vidro laminado como temperado

 

Guarda Corpo em Vidro para Sacadas e Varandas - Cebrace
Guarda Corpo em vidro para sacadas e varandas. Por normas são especificados em vidro laminado

 

Porta em Vidro Temperado Cebrace
Porta em vidro temperado Cebrace, transparência e segurança

 

Vidro de Controle Solar - Cebrace
Vidro de controle Solar Cebrace. Reduz a entrada de calor e garante o controle eficiente da intensidade de luz

 

Vidro Pintado Coverglass da Cebrace
Coverglass - Vidro Pintado da Cebrace

Fonte: Cebrace