Vitrais nas igrejas e nas casas

Os vitrais sempre fizeram parte da construção de Igrejas, basílicas ou catedrais desde a Idade Média até os dias de hoje

3/08/2010



Através deles podiam-se contar histórias ou ilustrar passagens bíblicas. A maioria do povo era analfabeta, e as missas realizada em latim. Portanto, a utilização de vitrais facilitava o entendimento e a explicação de parábolas e histórias da bíblia.

A permissão da entrada do sol, aquecendo e iluminando as igrejas, conferindo um ar majestoso e de espiritualidade, bem como a finalidade de simplesmente ornamentar, também eram funções dos vitrais.
Originado no Oriente, por volta do século X, o vitral floresceu na Europa e se espalhou por todo o mundo.

Para sua fabricação é usada uma técnica clássica que utiliza chumbo nas junções e soldaduras. A cor nas peças de vidro é obtida pela adição de substâncias como o bismuto, o cádmio, o cobalto, o ouro, o cobre e outros, à massa de vidro em fusão.

Hoje existem técnicas mais avançadas, com grande valor estético, baratas e inócuas para a saúde e para e o meio-ambiente.
O vitral também pode estar presente em casas e construções nos mais variados estilos e com inúmeras aplicações internas ou externas.